Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como proceder em caso de resgate

Encontrei um animal na rua e quero ajudar, mas não sei como fazer!

Antes de mais nada, parabéns pela sua atitude! Muitos animais precisam de ajuda e a maioria das pessoas simplesmente optam por ignorar o problema. Animais na rua não vivem, sobrevivem à fome, ao frio e aos maus-tratos.

A ideia desse artigo é esclarecer as dúvidas mais recorrentes quando se resgata um animal. A primeira sugestão é sempre entrar em contato com as ONGs, afinal, para isso que existem. No entanto não é tão simples assim, todas as ONGs da Região Metropolitana de São Paulo estão lotadas, os pedidos de resgate são muito maiores do que de adoção.
Pensando nisso, aqui vai um guia prático de como proceder ao encontrar um animal em situação de risco:

1. O bichinho está visivelmente doente ou machucado?
Se sim, procure um veterinário imediatamente e siga as orientações dele.

2. O resgate é de filhote, muito pequeno que talvez ainda esteja mamando na mãe?
Se sim, procure nos arredores onde está a mãezinha. As gatas tendem a se esconder e ter mais medo dos humanos, a aproximação deve ser cuidadosa. NÃO tire o bebê da mãe, os filhotes precisam de cuidados da mãe. Se for o caso, resgate a mãe e os bebês.
Não encontrou a mãe ou sabe que foram abandonados propositalmente: procure um veterinário para indicar o melhor cuidado com o filhotinho.

3. Ofereça água e alimento.
Bem provável que esteja com sede e fome. A melhor opção é ração, caso não tenha e nem seja possível comprar no momento, ofereça alimento humano, como carnes bem cozidas.

4. Onde dar abrigo ao animal?
Primeira opção: adote! (Não vai se arrepender!)
Não pode adotar: Faça LT (Lar Temporário) até achar um adotante responsável.
Não pode fazer LT: Procure um amigo que possa fazê-lo. Não é muito fácil, mas existem pessoas que conseguem abrir as portas por um tempo e permanecer com o bichinho.
Procure um adotante: tarefa mais difícil, pode levar um tempo. Anuncie em redes sociais, para a família e até pode deixar cartazes em pet shops e clínicas veterinárias. Utilize o seu bom senso, tenha certeza que o adotante vai cuidar bem do seu resgate.

Lembrando que: os animais devem ter a assistência do médico veterinário. Leve-o assim que possível. O veterinário irá te orientar sobre antipulgas e vermífugos adequados para o animal de acordo com o tamanho e características. Também irá orientá-lo sobre quando vacinar o bichinho. Existe a opção de clínicas de algumas faculdades de medicina veterinária atendem ao público gratuitamente ou com valores reduzidos.

Dúvidas sobre vacinas:

Dúvidas sobre antipulgas:


MundoGato
Sonhando com um mundo sem gatinhos de rua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário