Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Beber água é fundamental para evitar doenças urinárias nos gatos



Quem tem gatos sabe que as doenças do trato urinário acabam sendo as mais comuns, especialmente porque estes bichinhos têm o hábito de beber pouca água e segurar a urina por muito tempo. A falta de água no organismo pode causar problemas como a formação de cálculos nos rins e na bexiga, entre outras coisas, por isso é importante prevenir e ficar atento! O seu gatinho está bebendo água frequentemente?

 “Os cálculos são como ‘pedrinhas’ que surgem devido ao acúmulo de cristais formados pelo sal e pelos sais minerais contidos na urina provenientes da dieta. Eles podem surgir nos rins, ureter, uretra, mas nos felinos são mais comuns na bexiga. Independentemente da região acometida, as consequências são frequentemente graves, como infecções”, explica a coordenadora da comunicação científica da Total Alimentos e médica veterinária, Bárbara Benitez.

Caso seu gatinho tenha alguns sintomas, como ficar muito tempo na posição de urinar e miar muito nesta situação ou, ainda, lamber os órgãos genitais frequentemente e apresentar gotas de sangue na urine, leve-o o quanto antes ao veterinário.

A seguir, confira algumas dicas que a médica dá para estimularmos os gatinhos a tomarem mais água:

1.Tenha vários bebedouros - Coloque diferentes recipientes de água pela casa. Lembre-se de trocar pelo menos uma vez ao dia, gatos são caprichosos, gostam de água fresca e até um simples pelinho pode fazê-los perderem o interesse.

2. Deixa a água fresquinha e gelada - Coloque pedrinhas de gelo nas vasilhas para que o seu animal de estimação tenha água sempre fresca. Os gelos também são divertidos para eles.

3. Escolha corretamente os recipientes - Escolha o bebedouro que mais se adeque ao seu bichano. Cada vasilha dá um sabor diferente à água, por isso, vá testando vários tipos e formas.

4. Ofereça água corrente - Os gatos amam água corrente, mas não é sustentável manter as torneiras aberta, certo? Tenham em casa bebedouros-fontes, por exemplo.

* *Quer adotar um pequeno felino? Confira os pequenos que procuram uma família em nosso site: www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário