Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Qual o melhor comedouro para o meu gatinho?

 Que os gatos são animais muito higiênicos todo mundo sabe, mas eles precisam da nossa ajuda para algumas tarefas, deixando assim, o ambiente mais limpo e saudável para eles.

Dentre as tarefas importantes de serem feitas está a escolha e limpeza dos potes de alimentação. Nas lojas é possível encontrar uma infinidade de comedouros e bebedores para animais, a diversidade nos permite escolher o melhor para a nossa realidade, mas listamos algumas dicas para orientar a sua escolha:

1. Materiais de cerâmica podem ser porosos e acumular bactérias.
2. O plástico e o alumínio podem soltar materiais na ração, contaminando a alimentação.
3. O melhor material é o Inox. Potes de inox não soltam matérias e não tem risco de acumular bactéria. A durabilidade é maior, valendo a pena o valor investido na compra.
4. Os comedouros para gatos devem ser pequenos e pouco profundo. Caso for filhote, procure potes mais raso.
5. A dica mais importante de todas: Evite potes de plástico. O plástico é mais barato, porém é poroso e risca mais fácil. São nesses riscos que acumulam bactérias e colocam a saúde do seu gato em risco. Um dos problemas gerados por essas bactérias é a acne felina, que são pontinhos pretos no queixo do gato. Acne felina é o excesso de gorduras, em casos mais sérios, a acne pode formar feridas no queixo deixando o gatinho exposto as bactérias. A infecção de pele pode ser grave e dolorida para o bichano. Caso observe pontos pretos no queixo do seu gato, procure a ajuda de um médico veterinário.

A higienização dos potes deve ser de maneira correta e frequente. Os potes como ração úmida, devem ser lavados após o uso. Os potes com ração seca devem ser lavados semanalmente pois a gordura da ração acumula no pote.

O detergente é o produto mais indicado para a limpeza, enxague bem para evitar resíduos. Além disso, após a limpeza com o detergente, é recomendado o uso de água sanitária. Os potes devem ficar de molho na água sanitária diluída em água por no mínimo 5 minutos. Após esse tempo, enxague bem. Esse procedimento, pode ser feito com os bebedores de água também.

Os potes de cerâmica devem ser colocados diariamente de molho em água fervendo para evitar a proliferação de bactérias. Já os potes de plástico também poderiam ser desinfetados com água fervendo, porém corre-se o risco de liberar substância e posteriormente agredir a saúde do felino.


MundoGato
Adoção responsável de gatos


Nenhum comentário:

Postar um comentário