Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Gatinhos e as crianças

Um ambiente saudável para a criançada pode incluir um animalzinho. Diversos pedagogos e especialistas na infância alertam sobre a importância de conviver com animais, pois esse relacionamento pode ser extremamente enriquecedor para as crianças.

O primeiro passo é saber se a família está disposta a ter um bichinho de estimação, essa é uma pergunta importante pois reflete no cotidiano e na vida financeira da família. Ao adotar um animal, o adulto deve dispor de tempo para cuidar e amar o bichinho de acordo com necessidade do mesmo.

A primeira lição que um animal ensina a criança é o senso de responsabilidade. O cuidar do pet mostra a criança a necessidade de ser responsável. Quem deve instruir a criança é o adulto, e esse deve saber o que a criança é capaz de fazer e como ensiná-la a fazê-lo.

Os ensinamentos devem ir desde o “como fazer carinho” caso a criança seja um pouco descuidada ou bruta com o bichinho até os cuidados mais complexos. Algumas tarefas simples podem ser feitas por crianças mais novas, por exemplo: colocar a ração no comedouro. Com o passar do tempo, a responsabilidade pode ir aumentando. Mas lembrando que o adulto deve sempre supervisionar as tarefas e que as responsabilidades mais sérias, como vacinas, remédios e visita aos veterinários são obrigações do adulto.

Com os animais de estimação a criança aprende a lidar melhor com os sentimentos, por exemplo a autonomia dos animais, a compreensão e carinho que os animais são capazes de proporcionar.

Quando o animal cresce com a criança, ela também compreende o envelhecimento aumentando a empatia e a sensibilidade com as mudanças causadas pelo tempo.

Os gatos são animais carinhosos e ótimas companhias para as crianças. A autonomia felina ensina as crianças a respeitarem o espaço alheio e a vontade do outro.





Quer adotar um gatinho?

Entre no site e preencha o formulário

MundoGato

Nenhum comentário:

Postar um comentário