Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Como cuidar de um gatinho recém nascido


Você estava caminhando pelas ruas quando, de repente, encontrou um gatinho recém-nascido (ou mais de um) e infelizmente ele está sem a mamãe gato. O que fazer? Antes de entrar em desespero, saiba que dá para contornar a situação com muito carinho e cuidado.

Conversamos com a Daniela Xavier, que tem muita experiência no assunto, é protetora, mãe de vários gatinhos, voluntária de ONG, sócia do hotel Cat Family (apenas para gatinhos) e mais conhecida como “a tia louca dos gatos”. Vamos lá às dicas principais para conseguir ajudar os gatinhos em seus primeiros dias de vida?

1. AQUEÇA - A primeira coisa é mantê-los aquecidos. Muitas vezes as pessoas perdem gatinhos mais por frio ou por calor do que por falta de alimentação. A Daniela sugere que, ao pegar a ninhada, você esquente uma bolsa de água quente, coloque um pano em cima dela e a coloque na caixinha onde estão os gatinhos. Uma parte da caixinha deve ficar sem contato com a bolsa, assim se os gatinhos ficarem com calor eles se afastarão.

2. TIC TAC PRA LEMBRAR A MAMÃE - Uma outra dica é colocar um bichinho de pelúcia na caixa junto com um relógio que faça barulho de tic tac. “O tic tac lembra os batimentos cardiacos da gata mãe e ajudam a acalmar os gatinhos”.

3. QUAL LEITE DAR?  -Quanto à mamadeira, Daniela recomenda o leite pronto que é vendido em bons pet shops. “Eu sugiro esta opção pois ela traz os nutrientes necessários para os recém nascidos. Tem várias marcas”, explica. No mercado você também encontra uma pequena mamadeira própria para gatinhos bebês ou pode colocar o leite na seringa e oferecer. É preciso que esteja de morno para frio.

Mas caso você encontre, por exemplo, o gatinho de madrugada e não tenha como comprar o leite industrializado, uma mistura de emergência pode ser feita com: 1 copo de leite integral, 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral, 2 colheres de sopa de farinha láctea, 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, porque a clara faz mal para o bebê, e 1 colher de sopa de creme de leite. Basta bater tudo no liquidificador e guardar na geladeira em um recipiente de vidro. Dura até 3 dias, mas como ela explicou, o ideal é comprar a versão industrializada para diminuir riscos de erro.

4. AJEITE O GATINHO - Um ponto importante ao dar mamadeira é que nunca deve-se deixar o gatinho de lado ou virá-lo de barriga para cima, pois o liquido pode ir para o pulmão, podendo até sufocar.

5. QUANTO DAR? - Os gatinhos mais novos mamam entre 4 ml  e 5 ml de mamadeira e aos poucos essa quantidade vai aumentando. É preciso dar até completarem 30 dias, quando começam a nascer os dentes. Aí basta completar a amamentação com uma pastinha que se chama mother (ou uma outra pastinha que a veterinária pode indicar). “Com 40 dias os gatinhos já podem parar de mamar e comer apenas ração baby mother que é a menor no mercado para o tamanho da boca”, explica Daniela.

6- PROCEDIMENTOS PÓS MAMADEIRA -  Ao terminar de dar mamadeira para o gatinho, você deve deixá-lo de barriga para baixo. Já separe um algodão ou gaze e umedeça com água. “Na natureza, a gata mãe começa a lamber o gatinho na barriguinha, no bumbum e no pipi para que ele consiga fazer as necessidades, então usamos gaze ou algodão e massageamos com vigor a barriguinha. “Quem não tem ideia de como fazer a massagem pode procurar no youtube um vídeo para ver como gatinha lambe os filhotes”. Com isso, deve sair um pouco de coco e xixi, por isso vale por um paninho ou tapete higiênico no colo ao massagear. Comece com barriguinha para baixo e quando começar a sair xixi você vira com a barriga para cima.

7 – QUANTO DAR? – A mamadeira deve ser dada entre 2 e 3 horas. “É trabalhoso, mas gratificante quando começam a crescer. O gatinho vai abrir os olhos entre 7 e 10 dias. Antes disso é surdo e cego. Ao começar a levantar a orelhinha, você tem que segurar com mais cuidado, pois ele fica mais impaciente. E pode deixar a palma da mão para ele massagear como se fosse a teta da mamãe. Isso tranquiliza”, diz Daniela.

8 – IMPREVISTOS – Finanalmente, Daniela explica que apesar do ideal é a pessoa se organizar para dar a mamadeira no horário certinho, pois os gatinhos dependem disso ao menos durante os primeiros 15 ou 20 dias para sobreviverem saudáveis, caso seja necessário pular alguma mamadeira isso não deve ser considerado um problemão. “A gata sai para caçar e às vezes não consegue dar a cada duas horas. O ideal é tentar se programar para acordar em intervalos pelo menos por 15, 20 dias porque os gatinhos precisam. Mas se a pessoa perder a hora de vez em quando não deve se preocupar nem oferecer mais leite. Os gatinhos vão mamar ateficarem saciados, e eles mesmo começam a dar sinais de que estão satisfeitos.

Para finalizar, uma vez que a barriguinha esteja cheia e as necessidades tenham sido feitas, deve-se verificar se caixinha onde ficam está limpa, mantendo-a sempre com uma parte mais quentinha e outra não. Lembre-se do bichinho de pelúcia e do tic tac e, claro, caso tenha dúvidas, procure alguém que saiba e possa ajudar com isso e procure consultar um veterinário também.


*Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário