Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Problemas cardíacos nos gatos: saiba como evitar



Gatos, assim como cães e outros animais, também podem ter problemas cardíacos, por isso é importante realizar um check up frequentemente, de forma com que eventuais doenças possam ser controladas e tratadas.

Segundo a Dra. Michelle Caroline Clavico, da Petz, a doença cardíaca mais comum em gatos é a cardiomiopatia hipertrófica, causada também por uma alteração do músculo cardíaco de origem mais comum a hereditariedade.

Uma outra doença que tem preocupado é a dirofilariose, provocada por um verme que se aloja no coração dos pets, transmitida por mosquito. A incidência é maior no litoral, mas há registros também em outras regiões. Existe vacina contra a doença e vale conversar com o veterinário.

Os sinais - Os principais sintomas das cardiopatias em animais são intolerância aos exercícios, tosse principalmente no período noturno, cansaço fácil, apatia, prostração, desconforto em algumas posições, cianose (coloração arroxeada da língua) e desmaios em alguns casos. Além de ficar de olho nesses sinais, as pessoas devem levar o pet às visitas periódicas ao veterinário.

"Quando auscultamos os pets, podemos identificar alterações no ritmo dos batimentos (arritmias) e mudanças nos sons do pulmão (crepitação)”, explica a Dr. Michelle. Para confirmar o diagnóstico são feitos exames como ecocardiograma, eletrocardiograma e raio X de tórax. “O tratamento varia da doença, do estagio e da sintomatologia do pet. Como cada um tem sua particularidade, às vezes, é necessário utilizar uma droga diferente para cada bichinho.”

Oito dicas para prevenir e cuidar do coração dos pets

1 - Realizar check-ups de seis em seis meses;
2 - Ter uma alimentação equilibrada com ração super premium;
3 - Evitar a obesidade, que é um dos fatores de risco;
4 - Manter a saúde oral, com cuidados e escovação frequente, porque as bactérias estão relacionadas às cardiopatias;
5 - No caso da dirofilariose, além da prevenção com uso mensal de vermífugos, há agora uma vacina que protege os pets com uma dose anual;
6 – Enriquecer o ambiente que os pets ficam com brinquedos que estimulem a atividade física;
7 – Passear com frequência para caminhadas moderadas e diversão;

8 - Conhecer a predisposição que a raça do pet apresenta.

* Quer adotar um gatinho? Conheça os que estão disponíveis em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário