Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Como descobrir a idade do gato?



Você adotou ou por algum outro motivo está com um gato em casa e não sabe a idade dele? Confira as dicas do médico veterinário do Max em Ação e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado:

Coto umbilical. “Se o gatinho ainda tiver o coto umbilical*, significa que o animal tem até três dias de vida, pois, depois deste período, esse pedacinho do cordão umbilical, cai naturalmente.”, explica o veterinário.  Se o felino for bem pequeno, couber facilmente na palma da sua mão, tiver dificuldade para abrir olhos e estiver com as orelhas fechadas, ele deve ter apenas algumas semanas.

Abrindo os olhos. “Quando nascem, os gatos demoram de 10 a 15 dias para abrir os olhos pela primeira vez.  Se ele já abriu, mas os deixa fechado na maior parte do tempo, pode ser que o gatinho já tenha  três semanas.”

Cor dos olhos. Quando nascem, os olhos de todos os gatos são azuis, sem exceção. “Se o tutor notar que a cor está mudando ao longo do tempo, poder ser que o felino esteja com seis ou sete semanas de vida, mas, é claro, essa dica  não vale para os que continuarem com os olhos azuis.”

Pelos.  “O pelo diz muito sobre o seu gato, principalmente nos primeiros cinco meses, pois é quando eles têm um manto interno felpudo que os protege do frio. Conforme os animais envelhecem, o brilho do pelo já não é o mesmo, isso deve acontecer por volta dos seis anos do felino. Depois dos 13 anos, muito provavelmente, o bichano já apresentará fios brancos no focinho.”

Dentes. “Os dentes dos filhotes começam a nascer na segunda semana de vida. A expectativa é de que todos nasçam até a sétima semana. No sétimo mês, os primeiros dentes caem e são trocados pelos permanentes.
Além disso, a coloração dos dentes também ajuda aproximar a idade do animal: os primeiros dentes são muito brancos, como um grão de arroz. Os permanentes também, mas a partir dos dois anos, começam a amarelar.”
Se perceber que os dentes traseiros estão mais amarelados e os demais ainda brancos, o gato pode ter entre 3 e 5 anos.

Com o passar do tempo, os dentes também sofrem desgaste natural, que podem indicar que o gato está com mais de seis anos. E aí? Ficou mais fácil?

* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário