Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O que não dar a seu gato

É comum ver pessoas dando certos alimentos e medicamentos a seus gatos sem terem noção de que o corpinho dos bichanos não reage a essas formulações da mesma forma que nós, humanos. Além disso, muitas vezes donos de gatos têm a mania de agradar os pets com pedaços de comidas humanas, também ignorando o efeito que isso pode ter nos gatos.

Não é raro ver mortes de animais de estimação por intoxicação medicamentosa. Essas tragédias podem ser evitadas pela informação e conscientização. A sensibilidade de gatos a medicações é muito maior que a dos humanos, e eles possuem intolerância a remédios utilizados em humanos e até mesmo cães. Alguns dos nomes populares de medicamentos tóxicos para gatos são: Aspirina, Tylenol, Anador, Claritin, Tylenol Sinus, Loratadina, Advil, Feldene, Inflamene, Fleet Enema, Cataflan, Voltaren. É preciso lembrar que esses medicamentos foram desenvolvidos para o organismo humano, e nunca terá o mesmo efeito em animais.

No quesito de alimentação, leites e seus derivados estão proibidos. Os gatos não possuem enzimas o suficiente para realizar a digestão desses alimentos. Existem, no entanto, leites especiais para gatos, que podem ser comprados em pet shops. Ração de cachorro é outro alimento tóxico para os gatinhos. Quando você tem cães e gatos, é comum misturar as coisas e causar uma bagunça nas tigelas de comida dos pets. Acontece que a ração canina não possui taurina, o componente principal para a alimentação do gato. Sua deficiência pode causar alterações cardíacas e até cegueira. 

Sobre comida humana, lembre-se de que as necessidades do organismo humano são diferentes da do felino. Inserir comida humana na dieta do seu gato pode fazer com que suas necessidades biológicas não sejam atendidas e, assim, causar o adoecimento do gatinho. Comidas cruas são especialmente perigosas, pois após ingeri-las, o gato pode ficar com parasitas de doenças humanas, como a toxoplasmose. Outros alimentos notáveis que fazem mal aos nossos queridos bichanos são legumes, frutas e vegetais (o organismo felino é adaptado para a ingestão de carnes e eles não metabolizam bem carboidratos), chocolate e cafeína (causam vômito, diarreia, tremores e urina frequente), bebidas alcoólicas (causam alterações no fígado, pâncreas e rins), ossos (levam a danos no aparelho gastrointestinal por conta de fragmentos e podem levar a asfixia) e plantas e flores (algumas são altamente tóxicas).

Não tenha medo de consultar um médico-veterinário para saber o que é melhor para seu gato, a saúde de nossos melhores amigos deve ser levada a sério.

MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário