Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Caixa de areia: por que ela é tão importante para seu gato?


Vamos falar da caixa de areia? Sim, porque ela é tão importante para seu gato que certamente merece um texto especial em nosso blog! Uma caixa de areia é um dos itens essenciais que você deve ter em casa ao adotar um gatinho. Isso porque estes bichinhos são extremamente limpos, e é na caixinha que fazem suas necessidades e as enterram. Trata-se de uma ação natural, você não precisa ensiná-los, pois já fazem sozinhos.

Na natureza, o ato de enterrar a urina e as fezes têm a ver com a necessidade de esconder seus cheiros de potenciais predadores, além de marcar território. Um gato dominante pode não esconder o cocô porque não tem medo de predadores, quer exatamente que todos saibam que ele está por lá! Já um submisso vai enterrar tudinho. De qualquer forma, independente de como for o seu gatinho, é preciso que haja uma caixa de areia em local adequado e que seja constantemente limpa para seu uso.

Onde colocar – Uma das dúvidas de tutores de gatos é onde por a caixa de areia. É importante, primeiramente, que ela seja de fácil acesso para o gato e esteja sempre no mesmo canto. O ideal é um lugar tranquilo, sem muitos barulhos, que ofereça alguma privacidade para o peludinho.

Outro ponto importante é que, exatamente por conta da necessidade de limpeza dos gatos, a caixa de areia não deve ficar próxima aos potes de água ou comida. Ah, e se você tiver mais de um gato, é possível que eles não aceitem dividir a caixinha de areia, então o recomendável é ter uma para cada. Cada um usará a sua! Mas caso tenha muitos gatos pode colocar algumas caixas (não necessariamente uma para cada um) e eles mesmos farão a divisão de uso.

Outras dicas importantes são:

- Considere o tamanho do gato ao adquirir a caixa. Ela deve ser pelo menos 1,5 vez o seu tamanho. Não pode ser pequena demais.

- Fique atento à limpeza e deixe sempre areia suficiente para que ele possa enterrar.

- No mercado há opções de caixas abertas e fechadas. As duas funcionam bem, mas talvez o seu gatinho prefira mais privacidade especialmente se o lugar onde a caixa for colocada não for tão tranquilo.

* Quer adotar um gatinho para alegrar a sua vida? Acesse: www.mundogato.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário