Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Posso cortar as unhas do meu gato?



Unhas de gato costumam ser pontudas, fininhas e, se elas encaixam na pele de alguém... ai, ai, ai! É comum então que pensemos se seria correto cortá-las e como fazer. Na natureza, gatos precisam de unhas compridas para escalar árvores e outros locais, além de gastá-las naturalmente devido ao atrito com diversas superfícies. Aqueles que vivem em apartamento ou casa telada, porém, têm uma realidade diferente, por isso é comum que as unhas fiquem compridas demais, necessitando ser aparadas. Mas como fazer?

Se o seu gato costuma ir ao pet shop tomar banho, você pode pedir para os próprios profissionais do banho e tosa apararem as unhas, pois eles já saberão como fazer da maneira mais correta. Em casa, vale providenciar arranhadores, que ajudarão o gatinho a desgastar naturalmente as unhas, evitando que elas fiquem curvadas e machucando.

Mas se apenas os arranhadores não estão dando conta e, quando você aperta as almofadinhas do gatinho para dar uma olhada, as unhas parecem estar enormes, é preciso dar aquela aparadinha básica, já que as unhas podem começar a machucar ou até prender em algo. Porém, preste atenção a alguns pontos importantes antes de fazer qualquer coisa:

- As unhas dos gatos estão mais unidas ao osso da ponta do dedo do que as nossas, por isso, se cortarmos demais, podemos machucar e causar sangramento.

- Deve-se usar obrigatoriamente uma tesoura especial, que tem um modelo anatômico específico para este tipo de corte. Você pode encontrar em pet shops e lojas do ramo.

- Procure cortar só a pontinha e, se possível, pedir a um veterinário ou profissional que explique como deve ser feito. Em gatos com unhas branquinhas dá para ver os vasos sanguíneos na cor vermelha e fica mais fácil cortar. Nos outros pode ser mais difícil.

- É possível que seu gatinho não deixe cortar as unhas, isso é um problema comum, por isso espere os melhores momentos, que são aqueles em que o gato está calmo, relaxado, dormindo talvez. Procure descobrir a posição e o momento mais confortáveis para o seu peludinho.

- Finalmente, para cortar, faça uma leve pressão sobre as almofadinhas, assim será possível enxergar o real tamanho da unha, que ficará exposta.

* Quer adotar um gatinho para chamar de seu? Conheça os nossos acessando www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário