Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Meu gatinho está doente?

Uma preocupação para quem ama seus animais de estimação é se ele está bem de saúde. É sempre importante acompanhar a vacinação anua (se tiver dúvida, leia o post: http://adotarmundogato.blogspot.com.br/2016/01/vacinas-necessarias-cuide-bem-do-seu.html ) e seguir as recomendações do veterinário sobre vermífugos e antipulgas.

Mas, mesmo com a ração correta e os cuidados que podemos fornecer, o gatinho pode sim ficar doente. Além das doenças patogênicas, os gatinhos podem acabar caindo e se machucando gravemente, lembre-se que são animais que adoram aprontar, subir em armários, entre outras peraltices.

E como identificar se tem algo de errado com o seu gatinho?
O primeiro sinal de que há alguma coisa errada é a mudança de comportamento. Gatos doentes ficam quietinhos, não querem brincar e muitas vezes nem colo querem. Bichanos adoram dormir, mas nesse caso, não estamos falando de sono e sim de desamino, falta de vontade de sair da caminha.

Alguns gatos ronronam bastante quando estão doentes. O ronronar é uma forma de demonstrar carinho e amor, mas também um método de cura para eles. Ao ronronar, os gatinhos tentam diminuir a dor que estão sentindo.

Quando estão doentes, a frequência de alimentação diminui bastante. Observe bem o quanto o gatinho está comendo, não podem ficar sem se alimentar por muito tempo (dois dias sem comer pode causar sérios danos para a saúde deles).

É importante também saber sobre as idas ao banheiro: se fez as necessidades e se teve dificuldade para fazê-las. Além disso, gatos são muito higiênicos, se o seu gatinho fizer cocô ou xixi fora da caixa de areia, é um bom indício para buscar ajuda veterinária. Por exemplo, gatos com infecção urinária, fazem xixi em locais errados.

Escolha um médico veterinário de sua confiança, é importante que você leve seu gatinho para acompanhamento. Não deixe de atender o seu gatinho se estiver doente, ele precisa de você nesse momento. Em um post anterior, listamos algumas faculdades que tem preço acessível para atendimento: http://adotarmundogato.blogspot.com.br/2016/11/veterinarios-com-preco-acessivel.html



MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário