Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Seu gato vai ter que ficar sozinho. E agora?



Você vai ter que viajar por um final de semana, um pouquinho mais, e seu gatinho terá que ficar em casa sem companhia. E agora? Será que ele aguenta ficar alguns dias sozinho? Como fazer para ele não se sentir ansioso ou estressado?

Primeiramente, vamos considerar que gatos realmente são mais independentes do que cachorros por exemplo. Isso não significa, porém, que não precisem de cuidados ou de alguém dando aquela olhadinha básica para ver se está tudo em ordem. Se você vai se ausentar por um fim de semana ou três dias por exemplo, deve preparar o terreno para que tudo fique bem.

Além da água e do alimento à disposição (vale colocar algumas vasilhas espalhadas, até porque alguma delas pode virar), é preciso checar se o ambiente está seguro, se não há risco de fuga caso ele se assuste neste período, se não há risco de ficar preso em algum lugar e se não há nada que possa machucar ou causar problemas ao seu gatinho. Deixar brinquedos e arranhadores à disposição também é muito importante para aliviar o estresse.

Que tal uma pet sitter? – Outra dica é pedir para alguém passar no local ao menos uma vez por dia para ver se está tudo bem e também para dar um pouco de atenção ao bichinho. Se não houver nenhum amigo ou parente que possa fazer isso, vale consultar os serviços de pet sitter. Há muitos hoje no mercado.

Esta pessoa também deve manter a areia do gatinho limpa, pois muitos não gostam de usá-la suja. Se for o caso, deixe até duas caixas de areia dependendo da frequência das visitas da pet sitter.

E se for mais tempo? – É preciso avaliar cada situação separadamente. Em alguns casos há mais de um gatinho e eles podem fazer companhia um ao outro, ou até um cachorro e um gato. Isso não substitui a necessidade de ter alguém diariamente indo até o local para cuidar deles, mas pode substituir a necessidade de levá-los a um hotelzinho por exemplo.

“O Romeu, meu cachorro, e a Gigi, minha gatinha, precisaram ficar um mês sozinho devido a uma viagem para fora do País que fiz. Depois de muito avaliar, decidi que seria melhor deixá-los em casa, fazendo companhia um ao outro, e estabeleci um calendário com duas visitas por dia de pet sitter e parentes. Eles iam, davam atenção aos bichinhos, limpavam tudo e conferiam alimentação e água”, conta a jornalista Janaina Gimael. “No fim deu tudo certo, eu tinha notícias e fotos diárias dos dois. E fizeram companhia um ao outro”.

Dependendo da situação, vale a pena procurar hoteizinhos específicos para gatos também, especialmente se forem mais dias e o bichinho for ficar sozinho ou, ainda, não houver quem cuide direito e com a frequência necessária. Avalie com cuidado a melhor opção e tudo dará certo!

* Quer adotar um pequeno felino? Veja os que procuram por uma família em nosso site ;-) www.mundogato.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário