Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de abril de 2017

5 pontos importantes para compreender melhor o seu gato


Talvez você não saiba, mas uma pesquisa do IBGE revelou que cerca de 20% dos lares brasileiros já possuem pelo menos um gato de estimação, isso significa que 20% dos lares brasileiros já estão um pouquinho mais felizes, concorda? Mas e os gatinhos? Como fazer para eles estarem sempre contentes? Há 5 pontos super importantes que você deve considerar para entender melhor o seu gato. Quem explica é Eduardo Rebske, especialista da Toca dos Gatos, pet shop especializado em gatos. Confira!

1. Gatos adoram brincar - Pular, correr, quebrar os brinquedos... De acordo com Eduardo Rebske, muitos tutores questionam a qualidade dos brinquedos comprados para seus bichinhos, já que os gatos costumam quebrá-los com facilidade. Mas o especialista alerta: isso é bom! “Os gatos são caçadores por excelência, caçam principalmente insetos, pequenos roedores e passarinhos. Quando brincamos com uma varinha ou damos uma bolinha para eles, estamos os exercitando a caçar e isso é muito divertido. Um brinquedo que está inteirinho é porque não agradou muito”, comenta. Uma dica legal é montar uma caixa com diversos brinquedos para que os gatos revezem a diversão. ”Quando estiver enjoado de um brinquedo, guarde e devolva a ele daqui um mês, isso o deixará muito feliz”, completa. A gente também aproveita para lembrar que gatos conseguem se divertir muito com brinquedos simples, como uma bolinha de papel ou uma caixa de papelão. O importante é proporcionar possibilidades de diversão para eles!

2. Descanso é necessário - Gatos dormem bastante para economizar energia, já que são predadores natos. O especialista garante que isso não tem relação com preguiça e sim com o instinto do animal, que adora brincar e correr, mas também precisa de um tempinho para descansar e ‘recarregar a bateria’. Por isso, se o seu pequeno felino estiver se mostrando muito dorminhoco, não se preocupe, apenas deixe-o descansar!

3. Banho sem estresse - Algumas pessoas têm dúvidas constantes sobre os gatinhos, uma delas diz respeito ao banho: mas afinal, eles gostam ou não de tomar banho? “Apesar de alguns gatos gostarem de água -  podemos achar diversos vídeos na internet deles pulando e nadando em banheiras –, no geral, eles não costumam gostar de banho. Isso porque, eles vieram de regiões mais desérticas, com pouca água disponível”, explica Eduardo. Avalie se é realmente necessário levar o pequeno para tomar banho e com qual frequência. Se for preciso, procure profissionais especializados.

4. Limpeza x caixa de areia - A limpeza da caixa de areia pode ser bem fácil, isso se o tutor escolher o produto correto. Eduardo explica que o ideal é a caixa ter quase duas vezes o tamanho do gato. “É só ter uma caixa grande e usar areia de qualidade”, comenta. As fezes precisam ser retiradas diariamente e não é recomendado o uso de aromatizantes. Além disso, os tutores têm que ficar de olho nos produtos de limpeza, porque podem ser tóxicos aos animais. Duas dicas: use detergente líquido para esterilizar a caixa ou apenas água quente; procure colocar bicabornato embaixo da área – o produto vai agir evitar odores.

5. Pode comer plantinha? - Gatos adoram dar “umas beliscadinhas” nas plantinhas e isso é bom para a fisiologia do animal, porém algumas podem ser tóxicas. É essencial consultar seu veterinário para saber quais plantas são saudáveis.


* Quer adotar um gatinho pra chamar de seu? Confira os que procuram uma família em: www.mundogato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário