Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Gatos e cordinhas: brincadeira precisa de supervisão


Que os gatos adoram brincar com cordinhas e fios de todos os jeitos não é novidade. E é uma delícia ficar observando estes pequenos felinos se divertindo com isso, não é? Mas apesar de cordinhas – como fios de lã, de linha e afins – serem objetos simples e divertidos para eles, é importante que estejamos atentos à brincadeira para que ela não se torne um problema.
É preciso que o proprietário supervisione as brincadeiras dos gatinhos com as cordinhas e fios. “Quando um gato encontra uma corda ou fio, vai logo caçá-lo, faz parte do instinto do animal. Porém, para manter o felino longe dos riscos, o tutor precisa supervisionar a interação dele com esses objetos”, comenta a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva, Priscila Brabec.
Os gatos possuem uma língua áspera e repleta de papilas, que são filamentos finíssimos. Por isso, os objetos lineares tendem a ficar presos na região, forçando a deglutição do item. “O risco do gato engolir esses itens é que eles podem ficar presos em vários pontos, desde a garganta até o intestino, sendo necessária a remoção cirúrgica do objeto”, explica Priscila.
Os sintomas mais comuns apresentados por animais que engoliram objetos lineares são vômitos e falta de apetite.  “Em alguns animais, os sinais clínicos só aparecem em casos mais avançados, por isso é importante que o tutor leve o felino ao médico veterinário ao perceber qualquer mudança”, finaliza Priscila.

* Quer adotar um gatinho para chamar de seu? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário