Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Proteja seu gatinho: Atropelamentos, quedas e ingestão de objetos representam boa parte das emergências


Você sabia que boa parte das emergências em hospitais veterinários está relacionada ao atropelamento? Recebemos informações importantes sobre o assunto, por isso vale a pena reforçamos a necessidade de proteção aos nossos gatinhos.

No Grupo Vet Popular, por exemplo, cujos hospitais estão localizados na zona leste e na zona norte da cidade de São Paulo, cerca de 50% das emergências se devem a atropelamentos de cães e gatos, seguidos de queda (30%) e ingestão de corpos estranhos (20%). Como fazer para diminuir os riscos e aumentar a segurança?

Primeiramente é preciso telar todas as possíveis rotas de fuga, lembrando que as quedas de janela, laje, sacada, sofá, escada e de outros lugares também levam os animais ao atendimento emergencial, sejam elas simples ou de alturas muito grandes, causando lesões, fraturas e traumas graves.  E caso haja queda, deve-se levar o animal imediatamente até o veterinário, pois o acidente pode gerar consequências que vão desde lesões em órgãos internos até fraturas múltiplas.

Ingestão de corpos estranhos - A ingestão de corpos estranhos - objetos ingeridos por um animal que não podem ser digeridos - como linha, agulha, metais, plásticos, panos, ossos, madeiras, palitos, brinquedos, tecidos, caroços de frutas, entre outros também é muito comum na vida de cães e gatos e representa 20% dos casos de emergências nos hospitais do Vet Popular.

Conforme o médico veterinário e diretor geral do grupo, Luiz Cesar Di Carlo Moretti, esses elementos podem provocar graves transtornos digestivos e lesionar a região gastrointestinal do pet. Devido a isso, a remoção deve ser imediata, pois quanto mais tempo permanecer no local, aumenta as chances de complicações.

Luiz alerta que os animais que ingeriram algum corpo estranho podem apresentar perda repentina de apetite e apatia, vômitos, salivação excessiva e movimentos anormais do intestino como cólicas, gazes excessivos, aspecto diferente das fezes ou presença de fragmentos de corpo estranho nas fezes ou no vômito.

O médico veterinário finaliza ressaltando que em todas as situações de emergências é de extrema importância levar o animal de estimação a um especialista para que avalie o quadro clínico e realize o procedimento necessário o quanto antes, trazendo mais qualidade de vida ao pet.


* Quer adotar um gatinho e cuidar muito bem dele? Acesse www.mundogato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário