Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como lidar com gatos que mordem

Quem tem gato sabe que, especialmente quando filhotes, é normal que gostem de brincadeiras de arranhar e morder. Mas e quando o tempo passa e aquele gatinho, que não é mais tão pequeno, continua amando usar as suas mãos e pernas como um brinquedo mastigável? E pior, mordendo com uma força que vai além de ser uma brincadeira (ao menos pra você ;-))? O que fazer?


Primeiramente, saiba que, entre gatos, brincadeiras de morder são muito comuns. As garrinhas também são usadas para segurar outros gatinhos que, como não têm a mesma pele que a gente, também não sentem a mesma dor. E se você o acostumou, quando filhote, a morder a sua mão porque era engraçadinho, saiba que você também o autorizou, mesmo que indiretamente, a continuar mordendo quando crescesse. Mas calma, para tudo existe solução! :D


O que você pode fazer para coibir as mordidas:

1.    Não provocar – Preste atenção em seu gato. Veja se ele está tranquilo, com vontade para receber carinhos excessivos, antes de começar a mexer nele. Não o provoque com brincadeiras que podem iniciar bem mas, depois, passam dos limites.

2.    Castrar – Seu gatinho é castrado? Além daqueles benefícios todos que a gente menciona (como evitar doenças e a procriação exagerada em um mundo cheio de gatinhos abandonados), a castração também tranquiliza seu pequeno felino, fazendo com que tenha menos vontade de brigar ou partir para as mordidas.

3.    Providenciar brinquedos – Se ele não pode mais brincar com suas mãos em razão das mordidas, é necessário providenciar alternativas que sejam tão divertidas quanto. Você pode dar a ele desde caixas de papelão e bolinhas de papel até brinquedos próprios para gatos, arranhadores e locais onde ele pode pular para gastar a energia.

4.    Sair de perto quando ele começar a morder – Comece a demonstrar que o comportamento dele tem sido inadequado. Caso comece a morder com força, diga "Não!" olhando para ele e saia de perto. Vá fazendo isso toda vez que o caso se repetir até que ele comece a entender.

5.    Arrumar um companheiro felino para gastarem juntos a energia – Talvez ele esteja precisando de companhia para gastar energia, e isso pode ser resolvido com a adoção de mais um amiguinho felino.

6.    Procurar um adestrador – Se após várias tentativas, você não estiver tendo sucesso em coibir as mordidas de seu gato, chame um adestrador. Ele saberá fazer as orientações necessárias e o problema será resolvido rapidinho.

Obs: Aqui na ONG, o Simba (esse gatão lindo de olhos encantadores) adora dar umas mordidinhas. Que tal levá-lo para casa e ensiná-lo da forma certinha? ;-)



* Quer adotar? Entre no site ou escreva para adotar@mundogato.org.br 

** Saiba mais sobre como lidar com mordidas de gatos assistindo ao vídeo que separamos ;-)


Um comentário:

  1. Adorei as dicas! Parabéns pela iniciativa, acompanho as novidades sempre

    ResponderExcluir