Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2016

Obesidade em gatos

Quem nunca achou que gatos gordinhos são lindos, atire a primeira pedra!

Nos últimos anos, a nossa sociedade modificou-se em diversas formas, uma delas é a forma com que tratamos os nossos animais de estimação. Felizmente, muitas famílias os incluem dentro de casa e são tratados efetivamente como membros dessa família. Sendo assim, os animais passam a ser reflexo direto do que acontece com a sociedade. A obesidade é um mal que afeta os humanos e agora chegou ao mundo dos animais de estimação também.

Um gato com excesso de peso precisa ser acompanhado pelo seu médico veterinário, necessita de exames e dieta para não sofrer com doenças decorrentes da obesidade.
Antes de levar ao veterinário, você pode analisar se o seu gatinho é obeso, nesse quadro a seguir, pode lhe dar uma ideia inicial:
escore corporal

O que gera a obesidade em gatos?

Alimentação inadequada: procure não alimentar o seu gato com os alimentos humanos. Além disso, escolha rações Premium e Super Premium, essas rações são melhores para a saúde animal.
Excesso de alimentação: Após escolher a alimentação correta, não ofereça mais ração do que o gatinho precisa. Algumas embalagens tem a quantidade recomendada de ração por dia.
Petiscos: Deve ser dado ao seu bichinho de forma moderada, a maioria dos petiscos são muito calóricos, opte por petiscos light.
Castração e falta de exercícios: Muitos gatos após serem castrados ficam menos ativos e se alimentam mais: receita para engordar.

Por que devemos ficar atentos ao peso do gato?

A obesidade pode gerar diversos problemas de saúde para os gatos, dentre eles: lipidose hepática, artrose, diabetes, problemas no sistema urinário, aumenta a incidência de câncer e diminui a expectativa de vida doa animal.

Meu gatinho está obeso, o que eu faço?

Leve o seu gatinho para um médico veterinário examiná-lo, para ter certeza que não há problemas de saúde mais graves. Mas, listamos algumas dicas que você pode fazer:
Alimentação adequada: oferecer quantidade adequada e não excessiva ao seu gato. A ração deve ser de qualidade. Não oferecer alimentos humanos, principalmente massas e pães.
Dieta: alguns casos necessitam de dieta mais rígida. Nesse caso é necessário comprar rações para gatos obesos, que tem menos açúcar e são menos calóricas. Atenção! Cuidado ao modificar a ração do seu gato, ele pode deixar de se alimentar, gerando outros problemas de saúde. O correto é misturar a ração nova com a ração antiga nos primeiros dias, aumentando aos poucos a quantidade da nova ração.
Brincadeiras: O seu bichinho precisa fazer exercícios! Compre ratinhos, varinhas de brinquedo, bolinhas.
Ambiente enriquecido: coloque prateleiras no alto, arranhadores em locais diferentes. Dê ao seu gatinho estímulo para fazer exercícios e andar mais.

No MundoGato, mantemos um ambiente enriquecido e dieta saudável para os nossos gatinhos!

Quer adotar um miau? Visite o nosso site: www.mundogato.org

MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário