Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

4 dicas para oferecer um ambiente legal para seu gatinho


Gatos. Como agradá-los? Especialmente se você mora em apartamento ou casa com tela nas janelas (o que é sempre necessário) e precisa organizar o ambiente de forma segura e saudável para eles? Pedimos algumas dicas para a gateira Daniela Xavier, que há muitos anos é voluntária cuidando de gatinhos, tem alguns pequenos felinos na família e ainda é dona do CatFamily Hotel, um hotelzinho para gatos. Confira!

“Para ter um ambiente harmônico e saudável para seu gato você precisa levar em conta uma coisa muito importante: você tem uma força da natureza dentro de casa. Seu bichano ainda é pelo menos 70% instintivo e um lugar onde ele se sinta confiante e feliz significa reproduzir o que ele encontraria na natureza, como tocas, árvores e lugares onde ele pode se sentir seguro para relaxar ou caçar”, explica.

Aqui o objetivo não é recriar uma floresta em casa, mas estimulá-lo através de situações ou apetrechos fáceis de serem inseridos no dia a dia. O primeiro ponto é providenciar brinquedos. Depois é colocar arranhadores, cantinhos para esconderijo e, finalmente, facilitar o acesso a lugares altos. Confira!

1) Brinquedos -  “Brinque com ele como se fosse um filhote, tenha bolinhas de ping-pong com penas, bolinhas de papel amaçado, brinquedos de varinhas com ratinhos ou penas amarrados por um fio e, o mais preferido de todos, papel de bis”, sugere Daniela.

Espalhar brinquedos à disposição é regra básica para deixar seu gato feliz, mas não pense em brinquedos caros. Certamente ele vai preferir uma caixa de papelão ou uma bolinha de papel àquela casinha cheia de detalhes que custa uma fortuna.

2) Arranhadores – Outro ponto importante é dar asas a um comportamento que muitos não acham agradável principalmente em relação aos móveis: a arranhadura.

Como arranhar é um comportamento natural e saudável dos gatos, é preciso  criar condições que não vão trazer prejuízos para o seu bolso. Ou seja, no lugar de deixar o sofá da sala pronto para o bote, adquira arranhadores próprios para gato. Aqui na ONG contamos com alguns super legais da Gato Moderno. E você pode até tentar criar umas alternativas diferentes por conta própria.

“Na minha experiência, carpetes funcionam melhor que sisal quando se trata de criar arranhadores alternativos. Com isso você pode colar nas paredes pedaços de carpete, até de forma decorativa. Vai ficar lindo e o seu gatinho vai adorar se espichar todo para arranhar”, sugere Daniela.

3) Cantinhos para esconderijo – Também é importante possibilitar esconderijos para o seu gato. “Crie caverninhas, lugares onde ele possa ficar em paz. Recentemente vi no Facebook uma “caverna” feita com uma caixa e uma camiseta velha. Mas apenas uma caixa de papelão com uma entradinha já propicia um lugar escurinho e quentinho para quando o bichinho quiser um pouco de paz. Pode ser também uma barraquinha com um edredon velho, um cobertor ou qualquer outra coisa onde fique escuro, escondido e quentinho”, diz.

4) Lugares elevados – Finalmente, é preciso lembrar que gatos gostam de observar o território, e nada melhor para fazer isso do que ter lugares elevados à disposição. “Facilite o acesso dele a armários e estantes onde ele possa observar tudo de cima. Caso prefira, instale prateleiras onde ele possa se deslocar. Altura é ficar longe dos perigos”, explica Daniela.

*Está pronto para ter um gatinho em casa? Confira no site vários miaus que estão prontos para tornar a sua vida mais feliz ;-). Acesse www.mundogato.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário