Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Por que os gatos se lambem tanto?



Quem tem gato sabe que esse bichinho gosta de lamber. Lambe a si mesmo, lambe outros gatos, e lambe até o seu humano em alguns momentos! Não é à toa que é tido como um dos animais mais higiênicos do mundo! Mas, afinal, qual o limite entre lambidas saudáveis e excessivas? Um gato que se lambe demais pode estar com algum problema?

Vamos por partes! Primeiramente, o que significa esse hábito de lamber? Bem, a resposta inicial tem a ver com limpeza de fato. Quando o gato se lambe, ele procura manter o pêlo limpo, tirando dele sujeiras e eventuais parasitas.  Além da limpeza, ao lamber, acaba se acariciando e relaxando a si mesmo, o que, convenhamos, não é nada mal. Já, quando lambe o outro, o lambe-lambe pode ter funções que passam pelo carinho com o outro à demarcação de território como já explicamos em um outro texto aqui no blog.

E quando lamber pode demonstrar algo além? – Mas é preciso ficar atento quando as lambidas habituais começam a se tornar algo excessivo, pois neste caso o gatinho pode estar querendo demonstrar que há algo errado. É possível que uma lambida frequente e muito demorada em determinada parte do corpo signifique uma dor, um machucado ou uma picada por exemplo, que ele esteja tentando curar com lambidas.

Também é possível que gatos estressados, com pouco estímulo, também comecem a se lamber mais do que o normal para tentar desestressar. Mas é claro, uma atitude compulsiva pode acabar gerando ainda mais estresse e machucados, por isso é preciso prestar atenção.

Se achar que o seu gato anda estressado, tente melhorar o ambiente em que ele vive oferecendo algumas coisas que todos os gatos apreciam e de que já falamos recentemente, como lugares para subir, caixas de papelão, túneis, brinquedos. Mas se achar que ele anda amoadinho, podendo estar com alguma dor, uma ida ao veterinário pode facilmente resolver a questão. Em alguns, assim como acontece com alguns humanos, menos não havendo motivo físico para uma quantidade maior de lambidas, um gatinho pode se tornar obsessivo, e aí é preciso ainda mais recorrer a outros tipos de estímulo para que ele se distrair, podendo até ser necessário a visita de um comportamentalista animal. Fique atento ;-)

*Quer adotar um gatíneo fofíneo? É só acessar o nosso site e conhecer os que procuram uma família: www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário