Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Tem ou quer ter um gato? Confira mitos e verdades sobre os pequenos felinos



Eles odeiam tomar banho, sempre caem de pé, e ainda enxergam no escuro. Essas são algumas das afirmativas que constantemente são ditas sobre os gatos. Mas será que procedem? A especialista em comportamento animal e esteticista pet Andreza Souza esclarece pra gente ;-)


1 – Gatos odeiam tomar banho: Nem todo gato odeia tomar banho e nós já falamos sobre isso aqui no blog. Algumas raças, como maine coon e turkish van, aliás, adoram. “Os animais, de um modo geral, são bastante higiênicos. Não é à toa que existem hoje, no mercado pet, diversas linhas de produtos direcionados para cada espécie. Os desenvolvidos para gatos, normalmente, são mais suaves e calmantes, para que o banho seja relaxante e não uma tortura. Aliás, são experiências anteriores ruins que fazem alguns gatos fugirem da água”, explica Andreza.

2 – Os gatos sempre caem de pé: Nem sempre, por isso todo cuidado é pouco. Lembre-se que janelas devem ser teladas e que o gatinho nunca deve ser jogado de qualquer altura! “Mesmo que o gato caia em pé, se a altura for grande, o provável é que ele quebre uma ou mais patas e se machuque seriamente, podendo levar até a morte”, explica a especialista.

3 – Gato preto dá azar: Essa é a maior mentira de todos os tempos. Gatos pretos são lindos, meigos e fofos e quem tem sabe disso ;-) Segunda Andreza, esta lenda foi criada na idade média, quando se dizia que cruzar com um gato preto dava azar ou mau agouro. Contudo, no Japão e Reino Unido, por exemplo, é considerado um bom sinal e acredita-se que traga sorte.

4 – Gatos também podem ser adestrados: Sim, é verdade. Apesar de terem uma personalidade mais forte, eles podem ser adestrados. É possível trabalhar problemas emocionais  e ensinar desde truques (que, normalmente, são ensinados aos cães) até exercícios racionais. “Lógico, com muito amor e paciência. Isso estimula a mente e o gasto de energia, que são ótimos aliados para criar um gato calmo e relaxado”, explica a especialista.

5 – Gatos possuem comportamento antissocial ou reservado: Tudo é questão de personalidade e de hábito. Existem gatinhos que preferem se isolar e outros que gostam de socializar, assim como acontece com as pessoas. ”Isso precisa ser sempre estimulado, é preciso criar um laço de confiança. Feito isso, os gatos adoram brincar, interagir e receber carinho. Se tornam mais felizes e sociáveis”, explica Andreza.

6 – Gatos enxergam no escuro: É verdade. Como sua visão atinge quase 100%, é considerada 10 vezes melhor que a humana. Mas, para isso acontecer, é preciso ter um pouco de luz, que tocarão as células e causarão o reflexo das imagens.

7 – Gatos têm sete vidas: É uma lenda. Claro que sempre brincamos que gatos costumam ser muito resistentes, mas isso não significa que podem correr riscos à toa, pelo contrário. Para se ter uma ideia, gatos criados em casa costumam viver até 15 anos. Os de rua, sujeitos a vários perigos, apenas dois. Por isso, cuide muito bem dos seus!


* Quer adotar um gatinho? Temos vários muito especiais para alegrar os seus dias! É só dar uma olhadinha em www.mundogato.org
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário