Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2016

FIV – Sem mistério, sem preconceitos.

Uma das doenças que atingem alguns gatinhos é a FIV (Feline Immunodeficiency Virus) popularmente conhecida como AIDS felina.

Antes de qualquer coisa, fique tranquilo, o vírus felino não é transmitido para o ser humano!

A transmissão do vírus ocorre de gato para gato através de brigas, gestação, aleitamento materno e relações sexuais. Sempre é importante frisar: não deixe o seu gato solta na rua, ele está exposto, dentre outros situações, à brigas e pode contrair FIV ou FeLV. Se quiser saber mais sobre FeLV leia http://adotarmundogato.blogspot.com.br/2016/01/felv-mais-conhecimento-e-menos.html

A FIV é diagnostica através de um exame de sangue, geralmente os veterinários solicitam junto o exame de FeLV, que também pode ser perigosa para o seu gatinho.

O vírus da imunodeficiência felina diminui a imunidade do gato, tornando-o mais suscetível a outras doenças. Quando descoberto no início, o gatinho pode ter a vida tranquila e normal. O tutor do bichano deve ter a preocupação que teria com qualquer outro gato: ração adequada, água fresca, visitas periódicas ao veterinário e vacinas.

Quando o diagnóstico de FIV é tardio, o gatinho pode sofrer. Apesar do controle com medicamentos, o organismo fica debilitado e o que seria uma doença simples pode se tornar grave. Por isso, a necessidade de acompanhamento de perto por um médico veterinário.

No MundoGato, temos dois lindos e pretinhos portadores de FIV mas com a saúde de dar inveja!! São os lindos: Cravo e Petúnia!

A duplinha tem uma história de resgate emocionante. O resgate da Chácara da Gata Preta! Uma protetora de animais faleceu e deixou muitos bichinhos nessa chácara que precisavam desesperadamente de ajuda.



Após o resgate em julho de 2014, os animais ficaram com diferentes protetores e alguns foram adotados. Cinco gatos resgatados foram abrigados pela ONG MundoGato em 2015. Hoje o Cravo e a Petúnia são os últimos que esperam por um sofá quentinho. A adoção é da dupla! Estão muito tempo juntos e são muito amigos, separá-los agora seria muito triste.

São carinhosos e brincalhões, mesmo adoção deles esbarra em alguns preconceitos: são FIV e pretinhos; e por isso esperam uma casa fazem dois anos. Mas, vamos quebrar esses preconceitos!! Será que é você que irá abrir as portas da sua casa e do seu coração para esses lindos?

Entra no nosso site e preencha o formulário de adoção:


Por um Mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário