Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ops, caiu! – Saiba por que os gatos derrubam as coisas



Uma das coisas mais engraçadas – e talvez trágicas dependendo da situação – quando se pensa no comportamento dos gatos é aquele hábito de derrubarem tudo que vêem pela frente. Se você tem gatinhos em casa, pode entender do quê estamos falando! Se houver uma caneta em cima da mesa, um copo ou um colar, cuidado! O pequeno felino pode – ainda que com toda graça do mundo – levá-los ao chão. E aí, babau objetos!

Mas por que será que os gatos fazem isso? Uma das justificativas é simplesmente a necessidade de chamarem a atenção. Nada mais fácil para atrair os olhares do tutor humano do que jogar alguma coisa lá do alto. Mas não se trata apenas de chamar a atenção por chamar. Pode ser que seu gatinho esteja entediado, com fome ou, ainda, incomodado porque a sua caixa de areia está suja. Então, caso este comportamento esteja ocorrendo de forma frequente em sua casa,  tente observar se não há algo errado com relação às necessidades dele.

Derrubar por instinto – Outra possível justificativa para o constante derrubar de objetos pelos gatinhos tem a ver com instinto. Eles naturalmente gostam de tocar nos objetos para senti-los melhor, para brincar e até para desenvolver habilidades que, na natureza, os ajudariam a sobreviver.

Quando tocam e derrubam um objeto eles podem saber melhor do que se trata aquilo. Na natureza, ao tocarem uma presa, provavelmente ela sairia correndo e começaria uma brincadeira de caça muito divertida para eles. Uma forma de estimular os gatinhos a pararem de derrubar coisas é oferecendo outras opções para brincarem, como túneis, caixas de papelão, arranhadores, etc. Como anda o ambiente em que o seu pequeno felino vive?

Confira o vídeo que separamos e lembre-se que, se você quiser adotar um gatinho para chamar de seu, é só dar uma olhada em nosso site: www.mundogato.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário