Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Os gatos ainda vão dominar o Brasil, você sabia disso? ;-)



Na última terça-feira, dia 08 de agosto, comemoramos o dia internacional do gato, este bichinho inteligente, carinhoso e cheio de manias que a gente ama! E você sabia que um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostrou que o Brasil já tem 22,1 milhões de felinos?

Os cachorros ainda predominam em nosso território (são 52,2 milhões), mas a expectativa é que a população de gatos deve predominar em menos de dez anos. Uau!

Na verdade, o Brasil é um dos poucos países no mundo em que o cão ainda é o companheiro preferido, mas segundo a Abinpet a verticalização dos grandes centros e a mudança no estilo de vida das pessoas são fatores que fazem com que os brasileiros optem por um animal de estimação mais independente e de fácil adaptação aos ambientes menores. Neste caso, ponto para os gatinhos. Mas o que é preciso saber sobre eles?

Castração é fundamental - São muitos pontos, mas para o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, o tutor deve dar importância à castração e os cuidados após a cirurgia. 

“A castração é de grande relevância, principalmente para evitar o número de gatos abandonados nas ruas, mas como o felino é um animal que se adapta facilmente a apartamentos e lugares pequenos, ele pode ficar mais preguiçoso após a cirurgia, o que pode resultar em ganho de peso, por isso é ideal oferecer alimentos para gatos castrados, que possuem L-carnitina e calorias reduzidas para auxiliar no controle do peso”, explica. 

Uma única gata pode gerar até 12 gatinhos! E se contarmos que em cerca de seis semanas ela estará apta para procriar novamente, é possível imaginar quantos gatinhos uma única gata pode colocar no mundo, não? 

Mas infelizmente não há famílias para todos, por isso a castração é um ato acima de tudo de amor, especialmente se a gata não fica apenas dentro de casa (o que nós recomendamos, pois na rua eles estão sujeitos a todos os tipos de perigos). 

* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário