Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Tenha um cuidado extra com seu gatinho no frio


Os últimos dias foram muitos frios. E assim como nós, humanos, sofremos com a baixa temperatura, o mesmo acontece com os bichinhos, por isso é necessário um cuidado extra com seu gatinho no frio. Nesta época, assim como acontece com os cães, os gatos estão mais susceptíveis a problemas respiratórios já o ar frio que entra nos pulmões, diminui a imunidade e aumenta as chances de contaminação por agentes infecciosos. 

A médica veterinária da Vetnil, Dra. Carla Coiro, explica a importância de se ter alguns cuidados com os pets em geral no inverno. “Além de fornecer uma manutenção nutricional adequada, use suplementos com ação antioxidante, capazes de melhorar as defesas naturais do animal. Para os banhos, utilize sempre água morna, seguindo de secagem das pelagens, nunca deixando o animal úmido, e diminua a frequência caso o pet for muito jovem ou idoso. Utilize roupas para proteção e sempre que sair para um passeio, escolha os períodos mais quentes do dia, evitando o contato direto do animal com o piso muito frio, vento e friagem”, destaca.

No frio, os pets também tendem a procurar ambientes menos arejados e aglomeram-se na tentativa de se aquecer, aumentando a chance de contaminação. Quem não reparou que os gatinhos costumam ficar ainda mais grudados no frio? “Para prevenir o contágio e a proliferação de doenças, recomenda-se higienizar com frequência os espaços que seu pet circula e dorme, de preferência com detergentes. A vacinação preventiva é outra medida eficaz para o combate das doenças virais”, complementa Dra. Carla.

Mas, fique atento! Se observar sintomas como apatia, tosse, secreção nasal e ocular, alteração na postura, emagrecimento, dificuldade respiratória ofegante e língua com coloração azulada, o bichinho pode estar acometido com algum tipo de enfermidade pulmonar. Algumas raças têm mais propensão a sofrerem com o frio e são mais sensíveis à doenças do aparelho respiratório. No caso dos gatos, especialmente os siameses e persas.

“Aos primeiros sintomas, procure um médico veterinário para que, por meio de uma avaliação, ele possa indicar o melhor tratamento e os cuidados a serem tomados de acordo com as causas da doença, que podem ter origem viral, bacteriana, alérgica, parasitária, entre outras”, ressalta a médica veterinária da Vetnil.

* Quer adotar um gatinho e protegê-lo do frio? Confira os que estão disponíveis para adoção em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário