Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Banho em gatos: dar ou não dar?



Ok, a gente sabe que essa questão pode despertar polêmicas, mas resolvemos falar sobre o banho em gatos porque nem todo mundo sabe como proceder com relação a isso. O seu gato toma banho? Será que não deveria tomar? Ou será que deveria tomar mais ou menos vezes?

Primeiramente, precisamos lembrar que cada gatinho tem sua personalidade, temperamento e estado de saúde. Tudo isso deve ser levado em conta pelo tutor e pelo veterinário na hora de decidir o que fazer. Também há gatinhos que ficam soltos pelas ruas (o que a gente definitivamente não recomenda, pois estão sujeitos a todos os tipos de perigos – mas calma, isso é assunto pra outro post ;-)) e gatinhos que só ficam dentro de casa, o que naturalmente se reflete no grau de sujeira apresentada.

Gatinhos autolimpantes - Pensando no estado natural das coisas, gatos costumam ser “autolimpantes”, ou seja, fazem a higiene do pelo todos os dias se lambendo, por isso há gatos que nunca, nunquinha tomaram banho na vida e que estão sempre limpinhos! É o que acontece com os quatro gatinhos da Daniela Xavier Corazza: Mia Maria (10 anos), João (9), Bianca e Bernardo (7). A Daniela é expert em gatos e também já foi mãe humana da Branquinha, Rutinha, Raquel, de vários gatinhos temporários e de gatinhos que se hospedam no hotel para gatos que ela tem (o Cat Family).

“Eu não dou banho em nenhum dos meus gatos, brinco que são autolimpantes. Os veterinários especialistas em gatinhos também não indicam, mas caso a pessoa mesmo assim queira dar banho, normalmente eles sugerem que sejam esporádicos, um a cada três ou seis meses. A menos, é claro, que seja indicação terapêutica”, explica. Ela conta que  há gatinhos que se acostumam com os banhos, mas perdem o hábito de se lamber, o que já seria uma alteração no comportamento natural destes felinos, podendo acarretar outras alterações não saudáveis de comportamento e um estresse desnecessário.

“ Eles podem desenvolver a síndrome da lambedura, já que a maioria entende que o banho e os cheiros diversos de sabonetes e shampoos são sujeiras em seus pelos. Desta forma, começam a  se lamber compulsivamente até que se sintam "limpos" novamente, uma vez que a própria saliva seria como uma impressão digital ou um "um perfume natural", inclusive para que outros gatos da família o reconheçam”, explica Daniela.

E se for dar banho? – Em alguns casos, porém, pode ser necessário dar banho, ainda que esporadicamente. O ideal é sempre consultar um veterinário para saber o que fazer e prestar atenção no comportamento do gatinho para checar se ele gosta, se costuma se lamber demais após o banho, se é realmente necessário, etc.

De qualquer forma, caso a opção seja o banho, deve-se evitar produtos com perfume e utilizar somente os desenvolvidos especialmente para felinos. E se o gato é persa ou tem pelo semi longo, uma alternativa para manter o visual deles sempre em dia é escovar. “Eles curtem pra caramba, entendem como um carinho e é super relaxante, porém, como toda regra, há exceção, e para o gatinho que não curte ser escovado existem os lencinhos umedecidos sem cheiro para salvar um proprietário que queira seu bigode mais reluzente”, brinca Daniela.

* Quer adotar um gatinho autolimpante? ;-) Acesse www.mundogato.org ou escreva para adotar@mundogato.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário