Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2016

Gatinhos e suas 7 – ou 9 – vidas: de onde vem essa história?



É claro que você já ouviu a história de que gatos têm sete vidas. Mas sabia que em outros países (os de língua inglesa), este número é ainda maior? Dizem que os pequenos felinos não têm apenas sete, mas nove vidinhas para aproveitar! Existe até um ditado que, traduzido para o português, diz o seguinte: “Um gato tem nove vidas. Em três delas, ele brinca. Em outras três, ele se perde, e nas últimas três ele fica”. Mas de onde surgiu tudo isso?

Não é novidade que gatos costumam ser muito resistentes. Tanto com relação ao seu sistema imunológico quanto com relação a se sair bem de situações muito arriscadas, estes felinos realmente parecem ter um anjinho da guarda forte (ou sete, ou nove!). Sua habilidade em saltar de lugares altos, se perder e voltar, brigar e se recuperar, acaba ajudando a manter viva esta história. Além disso, também há a questão da procriação. Uma única gatinha pode gerar de dois a 12 filhotes por ninhada!

Ao longo da História – Se observarmos o papel dos gatos ao longo da História, veremos que lá atrás, no antigo Egito, os gatos eram considerados animais sagrados com poderes sobrenaturais, e a ideia de que teriam múltiplas vidas estava de acordo com este conceito. Acreditava-se, por exemplo, que Ra, o Deus do Sol, tomava a forma de um gato nas visitas para o mundo subterrâneo (ou mundo dos mortos). E a lenda diz que Ra gerou outros oito deuses, representando, no caso, nove vidas em uma só.

Adiante, na Idade Média, os gatos, especialmente os pretos, eram associados constantemente à bruxaria, por isso não tiveram a mesma sorte que tiveram no Egito, pelo contrário. Companheiros constantes de pessoas consideradas “bruxas” ou “feiticeiras”, acabaram sendo acusados de heresia e de ter poderes sobrenaturais também. Apenas lá pelo século XV a perseguição ao gatos começou a diminuir e estas criaturas tão amáveis e companheiras voltaram a ser consideradas bichos de estimação. Mas as lendas que foram criadas ao longo da História sobre eles.. ah.. permaneceram a seu modo!

Números cabalísticos -  Sete ou nove vidas? A história pode variar, mas o fato é que ambos são considerados números especiais. O sete está presente em várias religiões como número místico, que indica um processo de passagem do conhecido para o desconhecido. E o nove significa o final de um ciclo e o início de outro, mostrando que houve oito passos anteriores para o aprendizado até ele ser alcançado. A julgar pela inteligência e perspicácia de nossos gatinhos, a razão parece até justificável, não é mesmo? ;-)

* Quer adotar um serhumaninho mágico para encantar a sua casa e o seu coração? Entre no site ou escreva para adotar@mundogato.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário