Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Shimi e Bela: uma adoção inesperada, mas cheia de amor

Era uma vez um gatinho siamês que apareceu em uma garagem e .... calma, já vamos contar a história toda! ;-) Antes, porém, só queremos dizer que decidimos aproveitar este espaço para falar também de alguns casos de amor; amor entre felinos e humanos que serve para tornar a vida mais doce e, quem sabe, inspirar novas adoções! Afinal, todo mundo merece saber porque é tão bom ter gatinhos em nosso dia a dia, não é mesmo? Especialmente quem sempre teve vontade de adotar, mas tem dúvidas. Conheça agora, então, a história do Shimi e da Bela, os amores da Pricila ;-)


“Nunca achei que seria dona de gatos! Tinha medo e receio deles, mas um belo dia, ao chegar em casa, meu marido disse que havia um gato na garagem, que ele apareceu e que não queria ir embora, que tentou espantar, mas que o gatinho não demonstrava interesse em partir. Moro num condomínio de 11 casas e logo pensei: “Com tantas casas ele inventou de escolher justo a minha?”.  Naquela noite torci que, ao acordar, o gato tivesse partido, mas no dia seguinte o gatinho continuava lá....percebi que ele não iria embora tão cedo e o jeito foi contatar uma amiga gateira. Ela insistiu para que eu ficasse com o gato, mas estávamos decididos a não adotá-lo. Assim ela o levou para um pet shop na esperança de alguém adotá-lo no fim de semana.

Na manhã do sábado, quando o gatinho foi embora, pensei que a nossa vida voltaria ao normal, só que, para a nossa surpresa, a saudade foi aumentando e o desejo de ter o gatinho de volta cresceu. Não conseguimos dormir tranquilos pensando no gato e na possibilidade de ficarmos sem ele. Na segunda-feira cedinho, liguei para a minha amiga e confessei que estava com saudades e que tínhamos nos arrependido. Ela forneceu o telefone do Pet Shop e ficamos bastante apreensivos em saber se o gatinho ainda estaria disponível para adoção. Expliquei ao dono do estabelecimento e disse que pagaria todas as despesas da permanência dele no local, mas queria a qualquer custo o gatinho de volta. As horas demoraram a passar naquele dia, meu coração estava apertado. Combinamos de nos encontrar na loja da Cobasi e minha amiga levou meu bem mais precioso que se chama Shimi, um lindo gato siamês, ou melhor um lindo gato cão, sim, meu gato tem jeito de cachorro. Diariamente, ele pede para passear, coloco a coleira nele e o Shimi faz a sua ronda no condomínio. Os moradores estranharam no início esse comportamento do Shimi. Gato na coleira não é uma cena muito comum entre os bichanos...rs. Ele já está conosco há quase 5 anos...

Depois de Shimi, veio a Bela – Depois de 2 anos com o Shimi, aconteceu a adoção da minha Bela, a gatinha manhosa da casa. Já havíamos conversado sobre o assunto e já estava encerrada a possibilidade de outra adoção. Mas como o destino nos reserva bela surpresas, um dia conheci uma protetora de animais que fez um resgate de uma gatinha. Como ela já tinha em sua residência mais de 40 cachorros, ela mantinha a gatinha no banheiro de sua residência, fiquei comovida com a história e disse que queria adotá-la, antes mesmo de conhecê-la, E assim adotei a Bela com 4 meses de vida.    

A Bela adorou a residência assim que chegou, ficou muito feliz e se acostumou logo de início. Já o Shimi, que sempre foi um gatinho muito calmo, dócil, virou uma fera assim que viu a gatinha tomando posse dos seus brinquedos, da sua comida e da sua caixinha de areia...ele ficou inconformado....não queria que tocasse nele, batia na gatinha e fiquei muito assutada...achei que não daria certo. Atribuo à minha falta de experiência, porque poderia ter feito a adaptação, mas achei que não fosse necessário. Na noite em que a Bela chegou não consegui dormir, eu chorei muito e achei que a única alternativa seria devolvê-la. Conversei com uma psicóloga gateira e ela me acalmou dizendo que é muito difícil os felinos não aceitarem um ao outro.  Falou que seria muito importante eu manter a calma, trocar a minha energia e passar tranquilidade para os gatinhos, não brigando com o Shimi e deixando a Bela se defender sozinha porque eles iriam se entender. Também me recomendou o Feromônio "difusor" para deixar o ambiente propício para os dois. Após uma semana, eles se aceitaram, inclusive passaram a dormir juntos, tornando-se amigos e hoje percebo que foi a melhor escolha e que a Bela é a companhia perfeita para o Shimi.

E tudo mudou.. para melhor -  Com o Shimi, a rotina mudou. Hoje tenho preocupação em chegar em casa cedo porque entendo que eles precisam de atenção e carinho, as viagens de férias são programadas para durarem no máximo 10 dias, e minha mãe tem que cumprir o papel de mãe na minha ausência, com direito a todas as recomendações por escrito. Minha casa foi adaptada para recebê- los com muita diversão, meus amigos brincam e falam que a minha casa é a Disney dos gatos...rs. Fui me especializar na leitura sobre os felinos para entender o universo deles e descobrir suas preferências. Aprendi a ser mais tolerante e atenciosa e desenvolvi meu lado maternal.

Quando chego em casa, eles me esperam na porta, querem atenção e sei que sou importante para eles. Quando estou triste, eles percebem e ficam me olhando, como se falassem “Conte com a gente mamãe”, e o Shimi não gosta que eu fique no celular, ele sinaliza quando extrapolo o meu tempo nos aplicativos.  

Posso dizer que eles são minha riqueza, são meus filhos. Sou capaz de tudo por eles, não consigo imaginar a minha vida sem o Shimi e a Bela. No começo da adoção eu tinha medo que o Shimi estragasse meus móveis, hoje, isso virou secundário, tão pequeno e banal, porque eles me ensinaram o que é o amor incondicional. Eu recomendo aos que desejam conhecer o verdadeiro amor, que adotem um animal e veja como eles são capazes de transformar nossas vidas, impossível não amá-los”.

        

   *Depoimento de Priscila Benotti Varela para a Mundo Gato.
     *Quer adotar gatinhos lindos como o Shimi e a Bela? Acesse www.mundogato.org e conheça alguns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário