Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2016

Carrapatos em gatos

Apesar de não serem tão comuns quanto pulgas, gatos também podem ter carrapatos, assim como cachorros. E as causas também são parecidas: andar na rua ou só no quintal, se o ambiente estiver contaminado.

Em gatos o carrapato pode ser um incômodo maior, pois eles sentem coceira e poem acabar se machucando ao tentar coçar a parte infectada, fazendo pequenos ferimentos. Mas calma, é possível prevenir que seu gato pregue carrapatos - e, se pegar, os cuidados também são simples. Vamos lá:

  • Gatos também podem usar produtos carrapaticidas, assim como cachorros. Para descobrir o ideal, converse com seu veterinário de confiança.
  • Atenção ao ambiente! Se encontrar um carrapato em casa, é importante limpar e desinfetar a área. Isso porque, se os carrapatos continuam em casa, seu gato pode ser reinfectado enquanto eles estiverem lá.
  • Se seu gato gosta de passar longas tardes no quintal tomando sol, uma inspeção rápida pode ajudar a detectar se ele acabou pegando algum acarrapato. Atenção redobrada em gatos de pelos longos - esse tipo de pelo é bem mais atrativo para esse tipo de parasita.
  • Para nossa sorte, o mercado está cheio de métodos preventivos contra carrapatos. De remédios específicos para serem usados no banho até coleiras especiais, certamente você pode encontrar a solução ideal para prevenir que seu gatinho se contamine. Mas, como sempre, é bom consultar um veterinário antes!
E se você encontrar um carrapato em seu gatinho, é importante não tentar retirá-lo com as mãos. Ao retirar o carrapato, sempre é possível ficar alguma parte dele nos pelos do seu gatinho. Existem pinças especiais para a retirada de carrapatos que podem ser encontradas em pet shops - mas, como seu uso é super delicado, é sempre recomendado que essa extração seja feita por um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário