Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Por que os gatos gostam de catnip?



Se você tem um gatinho já deve ter ouvido falar em catnip ou erva-do-gato. Essa plantinha, da mesma família da da hortelã, é capaz de deixar os pequenos felinos super eufóricos quando inalada, tanto que muitos brinquedos para gatos já vêm com um pouquinho da erva, já observou?

 

Mas por que será que a catnip parece ser tão irresistível para nossos peludinhos? Qual o mistério desta plantinha? Os cientistas ainda não têm uma resposta pronta para o fato, até porque nem todos os gatos se tornam fãs (33% deles parecem não ligar muito para catnip), mas tudo leva a crer que a genética é um forte componente. Por isso, se o papai ou a mamãe gato forem fãs de catnip, os filhotinhos provavelmente também serão. E o interessante é que até grandes felinos, como leões e tigres, já mostraram em pesquisas que reagem de forma similar a dos gatos quando inalam catnip.

 

O que catnip pode fazer com meu gato? – Bem, tudo vai depender do seu gato! Se ele estiver entre os 66% que amam a erva, é bem provável que, durante alguns minutos, possa apresentar um comportamento que inclui desde cheirar, lamber a planta e rolar no chão, até pular e correr de forma eufórica. Caso contrário, tenderá a ignorar o “presente” e você vai se perguntar: "Ué, o que será que houve?".

 

Se quiser fazer um teste para checar se o seu gatinho gosta de catnip, basta procurar a erva em petshops e lojas especializadas. Se não quiser oferecê-la solta, compre brinquedinhos que já vêm com ela. São muitas bolinhas, ratinhos de tecido e outras opções que já vêm com catnip em seu interior ou trazem um saquinho com um pouquinho de catnip para você passar no brinquedo. E, ainda, se quiser plantar, também dá! Basta garantir que o solo esteja sempre úmido e que haja bastante exposição ao sol.

 

Ah, e não se preocupe porque não há riscos para o gatinho quando ele inala catnip, é só não deixar ele comer demais no caso de colocar a planta diretamente à sua disposição e ele se animar em consumi-la, caso contrário ele pode apresentar vômito e diarreia, então tome bastante cuidado! Se for necessário, é claro, leve o gatinho ao veterinário imediatamente, combinado?

 


*Quer adotar um gatinho? Acesse nosso site! Tem muitas ferinhas prontas para ganhar uma família e adoçar seu coração ;-) www.mundogato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário