Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Por que os gatos dormem tanto?



Dorminhocos. Esse parece ser um adjetivo que define bem os pequenos felinos e não é à toa, afinal, gatos podem passar entre 16 e 20 horas por dia dormindo, dá para acreditar? Gatinhos recém-nascidos então.. podem dormir praticamente o dia inteiro literalmente! Mas por que será que isso acontece? Será que eles são realmente preguiçosos?

Bem, não é exatamente assim, não sejamos injustos! Gatos em geral precisam dividir seu dia entre algumas coisas: brincar, arranhar, comer e dormir. Na natureza, são predadores e precisam de bastante energia para procurar as presas e caçá-las, caso contrário, não comem. E aí o instinto, mesmo para um gato doméstico, prevalece. Mas não se engane, o sono dos gatos não é tão profundo assim, pelo contrário!

Sono leve – Os gatos, ainda que dormindo, estão sempre em sentido de alerta, praticamente dormindo com um olho só. Isso significa que o sono deles nunca é muito profundo, pelo contrário. Se ouvem algum barulhinho ou alguém acordando, é certo que podem se movimentar rapidinho como um mecanismo de defesa. Na natureza, isso é muito natural, afinal, também precisam se defender de eventuais predadores.

Outra característica que explica o soninho dos gatos é que, por serem muito sensitivos, eles funcionam como uma espécie de filtro, transformando para melhor a energia do ambiente. Isso, é claro, requer um gasto de energia que necessita ser reposto, então eles precisam dormir para reequilibrar-se naturalmente. Não é demais?! ;-)

* Quer adotar um gatinho dorminhoco? Temos vários! O da imagem ilustrando o texto é o Samuca. Acesse: www.mundogato.org e confira os nossos peludinhos que aguardam uma família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário