Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2016

Gatos x leite: a polêmica

Todo mundo que tem gatos em casa com certeza já ouviu essa discussão: gatos podem beber leite? Com certeza você já viu alguém com essa dúvida, e as respostas são sempre as mais variadas. Hoje, vamos resolver esse dilema de uma vez por todas! :)

Gatos filhotes precisam do leite do materno para o seu desenvolvimento. O que poucas pessoas sabem é que, logo depois do período  de desmame, muitos desses filhotes desenvolvem intolerância à lactose. Isso acontece porque o gato, conforme seu crescimento, passa a produzir bem menos uma enzima que é essencial para a digestão da lactose - sem essa enzima, a lactose se acumula no organismo e gera mal estar ao felino.
É por isso que muitos gatos têm vômitos e diarreia depois de beber leite. E claro, esse comportamento pode fazer muito mal à saúde dele. Nessas horas, é importante procurar o veterinário!

"Mas o meu gato/gato de um amigo bebe leite e não passa mal. Por que?"
Toda regra tem suas exceções. Se seu gatinho adulto bebe leite, ele faz parte da minoria que não desenvolveu intolerância a lactose e continua produzindo aquela enzima que explicamos acima.
Mas calma! Não é porque ele não tem intolerância que é recomendado dar leite. O leite da vaca não tem nenhum nutriente para a saúde do felino - então acaba sendo só um petisco. E, se a intenção é agradá-lo, melhor dar o bom e velho sachê, que contém vitaminas e nutrientes, para deixá-lo feliz. Mas em moderação, hein? A ração seca ainda é o alimento principal para ele.

Explicado o efeito do leite em gatos adultos, vem a dúvida mais complexa: e filhotes? Apesar de não serem intolerantes à lactose, o leite de vaca não é recomendado a esses gatinhos. Como dissemos, o leite de vaca não tem nutrientes e propriedades para alimentar o gato da maneira correta. Se você ou algum conhecido tem um filhote que ainda não saiu do período de desmame (e não tem o leite materno para se alimentar), procure um veterinário! Existem leites especiais para esses casos, vendidos em pet shops, mas o melhor é contar com o apoio de um especialista. Saúde em primeiro lugar! :)


Gostou das nossas dicas? Se você quiser saber mais sobre gatos e suas curiosidade,s, mande suas sugestões para a gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário